Leve uma vida mais saudável em tempos de coronavírus

Em tempos de isolamento social por conta da Covid-19, causada pelo coronavírus, o dia a dia de milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, está alterado. Ficar em casa é a indicação mais eficaz, até o momento, para evitarmos a contaminação e propagação da doença.

Nosso lar tornou-se o local mais seguro, e que temos agora para trabalhar, fazer exercícios, descansar e nos divertirmos. Então, que tal seguir algumas dicas para tornar essa nova rotina agradável, eficiente e tranquila?

Home office – Se você faz parte do grande universo de pessoas que, nas últimas semanas, passou a trabalhar de casa, o ideal é tentar criar uma rotina e ter um lugar próprio para exercer suas funções. Embora o horário possa ser mais flexível, diferentemente do dia a dia no escritório, é fundamental ter suas demandas em mente e se organizar para cumprir prazos sem extrapolar sua dedicação. Além disso, se não tiver um escritório próprio, tente adaptar um cantinho para o trabalho com boa iluminação, silêncio e tudo de que você necessita, sem distrações para desviar sua atenção.

SaúdeLembre-se de manter sua saúde física e mental em dia. Se tem espaço dentro de casa, aproveite para se exercitar. Algumas academias e profissionais estão aproveitando esse período de quarentena para oferecer aulas gratuitas pela internet. E, mesmo sem poder visitar as pessoas queridas e familiares, não se afaste. Faça ligações de voz ou de vídeo, mande mensagens para saber como estão e dar esperanças de que, em breve, a vida deve voltar ao normal.

Divirta-se Os momentos de distração e diversão também devem fazer parte do seu dia a dia, esteja você em isolamento social ou não. Colocar a leitura em dia, assistir filmes, maratonar séries, brincar com crianças e adultos, ouvir música e meditar, por exemplo, são algumas das muitas atividades que você pode fazer para distrair a mente e minimizar o fato de não poder (ou dever) sair de casa nesse período critico de contaminação da Covid-19.

Cuide-se – E não se esqueça de manter práticas de higiene para se proteger, esteja você em casa ou quando precisar ir à rua:

  • Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel.
  • Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes.
  • Tenha boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ao tossir e espirrar. Descarte ou higienize o material usado imediatamente.
  • Pessoas saudáveis – sem sintomas como febre, tosse ou espirros – não precisam usar máscaras.
  • Se for à rua, utilize álcool em gel quando não puder lavar as mãos; mantenha pelo menos um metro de distância das outras pessoas; tente não tocar em corrimões e outras superfícies coletivas; e, ao chegar em casa, deixe os sapatos do lado de fora; lave bem as mãos com água e sabão; higienize chaves e objetos utilizados e adquiridos na rua; coloque para lavar as roupas utilizadas e, se possível, tome um banho.
  • Cuidado com as informações que consome e compartilha. Para evitar fake news, procure as orientações oficiais do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, preferencialmente divulgada pela imprensa oficial.

Vamos nos cuidar, nos proteger e espalhar amor por aí. Ah, e se precisar de qualquer coisa, entra em contato com a gente. Nós, da Novo Tempo Corretora, estamos aqui à disposição para te acolher!